quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Internacional da Família (DIF) 15.05.2011

A Entre Famílias comemorou, no passado dia 15.05.2011, o DIF, apostando, essencialmente, na conscientização de uma Formação Familiar, destacando o Valor da Mulher na Família e na Sociedade, mulher que muito faz e poderá fazer para debelar a Pobreza e Exclusão Social da Família, tema da ONU para o DIF 2011. 
Eis algumas amostras do que foi esta jornada informativa/formativa, com cobertura pela Imprensa Local e pela Localvisão.


Liliana Santos, Estagiária Profissional da Entre Famílias, conduziu a programação prevista, dando entrada aos sucessivos momentos da Comemoração.


João Melo, do Conservatório de Música de Bragança, brindou a Assembleia com dois Temas à Viola.




A Tuna do Lar de S. Francisco, Bragança, suavizou a tarde com trechos musicais, que envolveram os presentes numa atmosfera de rememoração. 

Boas-Vindas, pelo Presidente da Entre Famílias, que, em síntese, se referiu ao cruzamento entre duas temáticas actuais: A Mulher na Família e na Sociedade vs Enfrentar a Pobreza e Exclusão Social da Família.


O moderador, Dr. Acácio Lopes, fez a apresentação das duas Palestrantes, bem como, oportunamente, suscitou o debate e apresentação de questões/testemunhos da Assembleia.


A Dra Isabel Oliveira falou sobre a Mulher na Família e na Sociedade, destacando a dimensão de MÃE e PROFISSIONAL, testemunhando a sua própria condição nestas duas vertentes.


A Dra Anabela Pires analisou a emancipação da Mulher, destacando a perpspectiva da mulher enquanto recém-casada e profissional, ao serviço da sociedade, ela própria encarnando essas duas funções.



Um detalhe da comunicação de Anabela Pires incidiu sobre a SUPER MULHER, posição que despertou a curiosidade e questões pontuais dentro da Assembleia.
















Registou-se um considerável número de pessoas, contando a Assistência, inicialmente, com cerca de 80 presentes. Já sobre o final, pelas 17.30, deveriam estar presentes uns 50 Participantes.


A atenção e o interesse e pelos temas foi evidente.


Questões e considerações muito ponderadas e prudentes foram colocadas às Palestrantes.


Surgiram testemunhos pessoais sobre a mulher e seus papéis na sociedade, autênticos exemplos de dedicação aos outros, mas, grande parte das vezes, realizados sob forma discreta e até oculta, sem por isso deixarem de ser vivos e reais.


O Assistente Eclesiástico da Entre Famílias, Pe Fernando Fontoura, faria as Considerações Finais e concluiria esta Comemoração.

««««««««««««««««««««   »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Dadas as condições de luz, num imenso espaço, o registo videografado não saíu nas melhores condições. Dá, contudo, para fazer uma pequena ideia do que foi a atmosfera e vivência desta Comemoração do DIF 2011.



 Terminada a Comemoração do DIF, mais de natureza formativa, como acima se disse, foi comunicado que, a seguir haveria Celebração Eucarística, 18.00 H, aberta a toda a Comunidade. Quem o desejasse, poderia ir participar. O Humano deu as mãos com o Divino.
A Entre Famílias agradece a todos os Participantes, sem excepção, o gesto da presença e empenhamento nesta Comemoração. Sim, vale a pena apoiar, defender e promover a família!

A Localvisão destacou alguns aspectos deste evento, facto que agradecemos, quer pelo brio profissional dado à reportagem, quer pela iniciativa de comemorarem connosco o Dia Internacional da Família.



Sem comentários: