Projecto "Preciso de Um Sorriso"

PRECISO DE UM SORRISO

“Através de uma intervenção diferenciada, combater a solidão e o isolamento social, proporcionando aos idosos do Concelho de Bragança a possibilidade de autonomia e independência no seu domicílio e ambiente”.

Destinatários:
Idosos sozinhos, isolados ou com fraca retaguarda familiar, e idosos que necessitem de cuidados básicos de saúde, num total máximo de 65 idosos.

Objetivos:
ü  O aumento da autoestima do idoso e mudança da sua qualidade de vida;
ü  A diminuição do isolamento social e da solidão identificada nos destinatários;
ü  Uma melhoria na oferta de oportunidades de ocupação de tempos livres para os mais velhos;
ü  O aumento do conhecimento da importância da solidariedade intergeracional entre os elementos participantes;
ü  Implementação de boas práticas de voluntariado, necessário quer nas oficinas quer nas visitas domiciliárias;

Áreas de Intervenção:
1-    Visitas domiciliárias, levando-lhes: cuidados básicos de saúde (controle de alguns parâmetros de alimentação, medicação, tensaõ arterial, glicémia, peso, etc.); serviços de reabilitação física e cognitiva; pequenos pensos e cuidados de enfermagem, o que que permitirá promover o envelhecimento ativo e o bem-estar dos idosos. Simultaneamente procurar-se-á ajudar nos pequenos recados, ajudando-os nas tarefas do quotidiano, ex. pagamento de água, luz, gás, compras, etc., tudo aquilo que muita das vezes trava a sua independência.
2-    Oficinas do Idoso: implementação de um leque de atividades de promoção de envelhecimento ativo, combate a solidão e atividades intergeracionais na Associação, onde semanalmente os idosos poderão vir à Associação e fazer um artes manuais e decorativas, e passeios locais, jogos de estimulação cognitiva, proporcionando um ambiente saudável e familiar. Trata-se de proporcionar a, onde este se sinta valorizado, estimulado e útil. 
3- Realização da  Expo Gerações no final do projeto, com mostras sociais, exposição dos trabalhos manuais elaborados nas oficinas, como forma de valorização do trabalho do idosos.


Sem comentários: