sábado, 14 de maio de 2016

ANTES DA SOCIEDADE ESTÁ A FAMÍLIA... Amanhã é DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA!

Família, célula fundamental da sociedade!



A família pode apresentar muitas estruturas,ou mesmo variantes, mas sem ela não há sociedade que sobreviva. E uma das condições indesmentíveis para a sobrevivência da mesma é a continuidade de gerações, que, sem mãe, não tem concretização.
E foi à mãe que o Secretário-Geral da ONU consagrou um elevado destaque e importância na sua Mensagem para o Dia Internacional das Famílias (15 de maio). Dessa Mensagem extraiu-se uma pequena mas significativa parte, que a seguir se transcreve:

"O Dia Internacional das Famílias deste ano, cuja celebração está subordinada ao tema “Mães e Familiares: Desafios num Mundo em Transformação”, centra-se no papel essencial das mães no seio das famílias e comunidades em todo o mundo.
As mães desempenham um papel crucial na família, a qual representa, por sua vez, um fator poderoso de coesão e integração social. A relação entre mãe e filhos é vital para o desenvolvimento saudável dos filhos. As mães não são apenas prestadoras de cuidados; são elas também, em muitos casos, elas que provêm ao sustento das suas famílias. No entanto, as mulheres continuam a enfrentar enormes desafios durante a maternidade, alguns dos quais põem até a sua vida em risco.
O parto, que deveria ser um motivo de celebração, é um enorme risco para a saúde de demasiadas mulheres dos países em desenvolvimento. O Objetivo de Desenvolvimento do Milénio em relação ao qual menos avanços se têm registado é aquele que consiste em melhorar a saúde materna. Uma mulher de um país menos avançado tem 300 vezes mais probabilidades de morrer durante o parto ou devido a complicações relacionadas com o mesmo do que uma mulher de um país desenvolvido. É preciso tornar a gravidez e os partos mais seguros, dotando os sistemas de saúde de serviços de planeamento familiar, assegurando que os partos sejam assistidos por um profissional de saúde e disponibilizando cuidados obstétricos urgentes.
A violência contra as mulheres, muitas das quais são mães, continua a ser uma das violações mais comuns dos direitos humanos do nosso tempo. Tem múltiplas consequências: põe em perigo a vida de mulheres e raparigas, causa danos às suas famílias e comunidades e provoca estragos no tecido social. Eliminar e prevenir a violência contra as mulheres deveria ser uma prioridade fundamental de todos os países.
(…)"
Mensagem do Secretário-Geral da ONU – Dia Internacional das Famílias

Sem comentários: